Aviões para a Marinha de Guerra angolana vão custar 160 milhões de euros

Angola vai comprar três aviões do tipo C-295, para transporte táctico, no valor global de 159,9 milhões de euros. Para equipar a Marinha de Guerra “com meios necessários para a protecção do espaço Marítimo e da Zona Económica em particular”.

A autorização consta de um despacho assinado pelo Presidente da República (PR), João Lourenço, datada de 2 de Março. Em que é delegada na empresa Simportex, E.P., em representação da República de Angola. A celebração do contrato com a empresa Airbus Defence and Space, S.A.U.

A justificação para a compra é a “necessidade de adquirir aviões de patrulha marítima do tipo C-295. Para assegurar as missões de observação e vigilância da referida zona, com vista a garantir a soberania nacional”.

No mesmo despacho, o PR autoriza o ministro das Finanças, Archer Mangueira, “a negociar o financiamento com o Banco Bilbao Vizcaya. Bem como a tratar de toda a documentação relacionada com o contrato” e a “incluir o referido contrato no plano de Investimentos Públicos (PIP).

 

NovoJornal

PARTILHE ESTE ARTIGO EM:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *