João Lourenço promove José Eduardo dos Santos a general de Exército antes de o reformar

O Presidente angolano, João Lourenço, promoveu o ex-Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos. Ao grau militar de general de Exército, licenciando-o à reforma, de acordo com a decisão publicada em Diário da República.

A decisão consta da Ordem 9/18 do Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, e Presidente da República, a que a Lusa teve hoje acesso.
Durante 38 anos, José Eduardo dos Santos, actualmente com 75 anos, foi Presidente da República. E por inerência de funções comandante das Forças Armadas Angolanas, mas nas eleições gerais de 2017 já não concorreu ao cargo. A que sucedeu João Lourenço, também pelo Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA).
Contudo, José Eduardo dos Santos mantém-se na liderança do MPLA, tendo João Lourenço como vice-presidente. E admitiu que poderá apenas retirar-se do poder no partido que suporta o Governo apenas em 2019.
Numa outra ordem, 12/18 de 19 de Abril, foi confirmada a já anunciada promoção de António Agostinho Neto, primeiro Presidente angolano. Que faleceu em 1979, naquelas funções, ao título póstumo igualmente de general de Exército.

Também com data de 19 de Abril, João Lourenço publicou a ordem para licenciar à reforma, por limite de carreira. O general de exército Manuel Hélder Vieira Dias Júnior “Kopelipa”, que durante a Presidência de José Eduardo dos Santos. Foi ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República.

PARTILHE ESTE ARTIGO EM:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *